De Nampula ao Ibo
Por transporte próprio
Alcançar a Ilha do Ibo via Bilibiza (A rota passa pelos pontos A, E, D, B, C, H). Esta estrada está em melhores condições do que a estrada de Metuge (A rota pelos pontos A, E, G, B, C, H). De Nampula ir na direção de Pemba, Mueda Mocimboa da Praia. Ao chegar ao cruzamento Silva Macua, (ponto E no Mapa), que está mais ou menos a 80 km de Pemba, vire à esquerda na direção de Mocimboa da Praia / Mueda. Continue até chegar à aldeia chamada “29 de Outubro” (Ponto D no Mapa), onde poderá ver um grande cartaz escrito em letras brancas "ADPP" sobre um fundo vermelho. Aí vire à direita na estrada de terra batida em direção a Bilibiza. Uma vez em Bilibiza continue na mesma estrada, até chegar à aldeia de Mahate (ponto B na) após 30 km. Lá, vire a esquerda em direção de Quissanga (ponto C no mapa).
Uma vez em Quissanga ainda na cima da colina verá um sinal de trânsito indicando Tandanhangue à esquerda. Siga a estrada até chegar ao fundo da baía.
Pemba (ponto F no Mapa), A estrada de Nampula para Pemba é asfaltada, mas com buracos cobertos. É possivel cobrir a distância em 5 / 6 horas (400 km).
|
Por transporte público
De Nampula é possível ir para a Ilha de Moçambique, Pemba (ponto F no Mapa) ou diretamente para Ilha do Ibo (Ponto H no Mapa). Esta última opção requer mentes aventureiras, já que é possível tener que dormir ao longo do caminho, se as coisas não foram conforme o planejado. O caminho mais seguro seria de ir para Pemba primeiroe depois seguir para o Ibo.
|
Ir para Pemba exige pegar um autocarro muito cedo de manhã com a empresa interprovincial de transporte “Mecula”. Os autocarros saem de manhã muito cedo por isso é importante estar lá às 4:00 para comprar o seu bilhete de autocarro (o ideal seria comprar o seu bilhete na véspera da partida). Note-se que ter um bilhete não lhe garatiza um lugar sentado.
Uma vez que resolver sair de Pemba, é possível pegar todos os dias às 4:30 da manhã, em frente a loja Mcel (empresa de telefonia móvel de Moçambique), perto do hotel Cabo Delgado, um transporte público (camião ou minivan) em direção a Quissanga / Tandanhangue. Uma vez em Tandanhangue, precisará pegar um dhow (barco local) para chegar a Ilha do Ibo. Em teoria, o barco espera o transporte de Pemba antes de seguir para a Ilha do Ibo. A viagem entre Pemba e Ibo dura de seis a doze horas (caso extremo), dependendo do número de paradas e das condições da estrada. Apesar de ser muito árduo, a viajem pode ser bastante gratificante para aqueles que gostam de experimentar os meios de transporte locais para entender melhor o viver da população local.
Ir direto a ilha do Ibo é possível, mas requer uma grande dose de aventura. Para começar, terá que pegar um autobus muito cedo pela manhã com a empresa interprovincial de transporte “Mecula”. Os autocarros saem com o nascer do sol, por isso asegure-se de estar aí às 4h para comprar o seu bilhete para “Mueda” ou “Mocimboa da Praia” (idealmente teria que o comprar no dia anterior da partida). Note-se que deter un bilhete não necessariamente lhe garante um assento. Por isso, uma razão mais chegar cedo.
Uma vez a bordo do autocarro, lembre-se de informar o controlador de bilhete que o seu destino é o Ibo. Eles os deixarão baixar na aldeia “29 de outubro” (Ponto D no Mapa). A partir deste ponto começa a aventura, bem que estão a só 80Km de Tanganhande não tem muitos carros passando por este caminho. O primeiro passo será de conseguir um meio de transporte até Mahate (ponto B no mapa). Será probablamente boleia mas note que terá que pagar algo para o condutor. Por não ter muitos carros que passam por esta estrada, pode ter sorte e conseguir um carro que vai até Quissanga. Se você decidir fazer o caminho por etapas, certifique-se de que o veículo pasará por aldeias como Bilibiza ou Mahate (ponto B no mapa). Se não for possível chegar até o Ibo no mesmo día, pelo menos terá uma estrutura básica para dormir e comer. Uma vez em Quissanga, siga até Tanganhande onde poderá pegar um barco para a bela Ilha de Ibo.
|