Clique na imagem para baixar o PDF
Do Malawi ao Ibo

(disponível apenas em Inglês)
 

MitiMiwiri GuideFromMalawi 

Do Malawi para o Ibo

 

A rota Malawi / Ilha do Ibo, está tornando-se um itinerário cada vez mais popular recorrido por viajantes independentes. Há um número de lugares muito interessantes para visitar ao longo do caminho. Se está viajando com o seu próprio carro ou de transportes públicos, aqui encontrará indicações de transporte dependendo por onde quer passar. Não obstante existam vários rotas possíveis desde Malawi, aqui debaixo reportamos só aquelas mais convenientes e importantes: Mulanje e Mandimba.

 

VIA MANDIMBA é o caminho mais curto e, provavelmente, a forma mais interessante para os viajantes cujos movimentos são dependentes de transporte público. Esta rota é especialmente recomendado se você gostaria de pegar "o comboio da vida" * entre Cuamba e Nampula. Mandimba é conveniente para Cuamba e o norte de Moçambique. Há transporte frequentes do lado do Malawi para Mangochi, onde se pode pegar "chapas" (um minibus) para Namwera e Chiponde. Uma vez em Moçambique, veículos viajem diariamente entre Mandimba e Cuamba. Terá provalvamente que passar uma noite em Cuamba para apanhar o comboio cedo de manhã.

 
 * Há uma série de coisas que precisa saber sobre o " trem da vida". Em primeiro lugar o trem só vai para Nampula a cada dois dias, sendo que se alterna entre viajar de e para Nampula. O trem parte de Cuamba nas quartas, sextas e domingos encuanto parte de Nampula na terças, quintas e sábados. Certifique-se que está viajando no dia correto ou terà que passar uma noite extra em Cuamba . Também recomendamos que compre o seu bilhete no dia anterior a sua viajem. Presentemente, existem duas classes disponívei , terceira e segunda. Recomendamos pegar a segunda! precisarão da conveniência duma cama para esta longa viagem. O trem pode levar até 14 horas para cobrir os 197 km separando Cuambade de Nampula. O comboio pára em todas as aldeias ao longo do caminho onde carrega e descarrega . Daí o nome " O comboio da vida".
 

 

 

VIA MILANGE é provavelmente a maneira mais fácil de viajar . A travessia  por Milange ( Mulanje ) é conveniente para Quelimane e a Ilha de Moçambique, com autocarros regulares de Blantyre via Mulanje para a fronteira. Depois de passar, veículos diários viajem para Mocuba donde poderà seguir para Quelimane e Nampula.

De Nampula poderia ir para a Ilha de Moçambique, Pemba ou directamente para a Ilha do Ibo. Esta ultima opção requer mentes aventureiras para se adaptar a qualquer eventualidade tal como dormir ao longo do caminho, se as coisas não ocorem de acordo com o planejado. Se a Ilha de Moçambique é a sua próxima parada, encontrarão muitos "chapas" constantemente saindo para a ilha. É um passeio fácil que demora 2 horas. Uma vez que você decidir sair da Ilha de Moçambique, terà que planejar sua viagem com cuidade.

 

Ir para Pemba exige pegar um "machibombo" (autocarro) muito cedo de manhã com a empresa de autocarro regional  'Mecula'. Para ter a certeza de conseguir o seu bilhete de autocarra tenha a certeza de estar lá às 4:00. (o ideal seria de comprá-lo na véspera da partida). Note-se que ter um bilhete de autocarro não garante-lhe um lugar.

Uma vez que você resolver sair de Pemba, é possible pegar todos os dias às 4:30 da manhã, em frente a loja Mcel (empresa de telefonia móvel de Moçambique), perto do hotel Cabo Delgado, o transporte público  (camião ou minivan) que vai para Quissanga / Tandanhangue. Uma vez em Tandanhangue, precisarà pegar um dhow (barco local) para chegar a Ilha do Ibo. Em teoria, o barco aguarda os transportes publicos vindo de Pemba antes de seguir para o Ibo. A viagem partindo de Pemba para o Ibo dura de seis a doze horas (caso extremo), dependendo do número de paradas e das condições da estrada. Apesar de muito árduo, a viajem pode ser bastante gratificante para aqueles que gostariam de experimentar os meios de transporte locais emfim de entender melhor a vida da população local.

 

Ir direto ao Ibo Island é possível, mas requer uma grande dose de aventura. Começando por pegando cedo de manhã um autocarro interprovincial da empresa ' Mecula '. Os Autocarros saiem com o nascer do sol, por isso certifique-se de estar lá às 4h para comprar o bilhete para "Mueda" ou "Mocimboa da Praia".  (O ideal seria de ter comprado o bilhete no dia anterior à partida). Note-se que deter um bilhete não lhe garante um assento, por isso é sempre melhor estar presente cedo de manhã.

Uma vez a bordo do autocarro, certifique-se de informar o controlador que está indo para o Ibo. Eles deixarão você baixar do autocarro na aldeia "29 de outubro". A partir deste ponto começa a aventura mesmo se só estão a uma distancia de 80Km do Ibo, deverão procedir por meio de boleia. Note que terà provavelmente que pagar algo ao condutor. Não há muitos carros que passam por esta estrada, por isso podem ter sorte e conseguir um carro que vai até Quissanga. Se você decidir fazer o caminho por etapas, certifique-se de que o veículo vai até um aldeia, como Bilibiza ou Mahate. No caso de não conseguir chegar por o menos terão uma estrutura básica para dormir e comer. Uma vez em Quissanga precisarà chegar a Tanganhande onde podetà pegar um barco para a bela Ilha do Ibo .

 Se viajam com o seu próprio carro, há dois caminhos que podem ser seguidos (ver Mapas na cima da página):

Via METUGE (Atravessa os pontos A, B, C, D no mapa Via Metuge): Este é o caminho mais curto que normalmente recomendamos durante a estação seca (aproximadamente 125 km, cobertos em 2h50/3h). Saindo de Pemba, continue na estrada principal até chegar a um cruzamento onde uma placa de trânsito indica Metuge. Aí, vire à direita seguindo pela estrada de terra e continue em direcção de Quissanga. Você vai passar por Metuge e Mahate (ponto B no mapa).

 Uma vez em Quissanga (ponto C no Mapa) na cima da colina encontrerá um sinal de trânsito indicando Tandanhangue à esquerda (Ponto D no Mapa) esquerda. Siga a estrada até chegar ao fundo da baía (são mais ou menos 10 minutos).

Via BILIBIZA (Atravessa os pontos A, F, B, C, D, E no mapa via Bilibiza): Esta estrada está em melhores condições do que a estrada de Metuge, mas o caminho é muito mais longo (mais ou menso 250 km, cobertos em 4h30/5h). Recomendamos pegar este caminho durante a estação chuvosa, por causa das condições das estradas precarias via Metuge durante esta época do ano. Saindo de Pemba, continue na estrada principal, até chegar a junção Silva Macua (ponto F no Mapa), que está a mais ou menos a 80 km de Pemba. Vire à direita na direcção de "Mocimboa da Praia" / Mueda. Continue até chegar a aldeia chamada "29 de Outubro" (ponto B no mapa), onde você vai ver um grande cartaz com escrito "ADPP" em letras brancas com um fundo vermelho. Vire à direita na estrada de terra em direção de Bilibiza. Uma vez em Bilibiza continue na mesma estrada, até chegar à vila de Mahate após 30 km (ponto C no mapa). Lá encontrarà uma outra junção. Vire a esquerda em direção de Quissanga (Ponto D no Mapa).

 Uma vez em Quissanga (ponto C no Mapa)na cima da colina encontrerá um sinal de trânsito indicando Tandanhangue à esquerda (Ponto D no Mapa). Siga a estrada até chegar ao fundo da baía (são mais ou menos 10 minutos).


View Larger Map  

View Larger Map  

Clique na imagem para baixar o PDF
Do Malawi ao Ibo

(disponível apenas em Inglês)
 

MitiMiwiri GuideFromMalawi 

EnglishFrenchPortugueseSpanishItalian
template-joomspirit