Clique na imagem para baixar o PDF
De Pemba ao Ibo

(disponível apenas em Inglês)

 

MitiMiwiri GuiteFromPemba

De Pemba para o Ibo

 

Apenas alguns anos atrás, chegar a Ilha do Ibo parecia uma aventura para apenas algumas pessoas. Mais recentemente, a situação melhorou consideravelmente, de modo que Ibo está agora aberto ao turismo.

Miti Miwiri produziu um documento PDF abrangente, que você pode ver do lado esquerdo. Este está disponível para visualização on-line, bem como para download (recomendamos que baixem o arquivo para uma leitura posterior). Também colocamos a informação nesta página. Seleccionando o link conforme com as vossas exigências, descubram como podem vir visitar-nos na encantadora Ilha do Ibo e o bonito Arquipélago das Quirimbas .

 


View Larger Map

View Larger Map  

Para quem opte por viajar por meios locais, em Pemba, todos os dias às 4h30 da manhã, na frente da loja central da Mcel (companhia moçambicana de telemóveis) perto do hotel Cabo Delgado, partem chapas (camião ou minivan) na direcção de Quissanga/Tandanhangue.
Uma vez chegados a Tandanhangue, deverão apanhar um dhow (barco local) para chegar até à Ilha do Ibo. A viajem de Pemba até ao Ibo dura de 6 a 12 horas, dependendo das paragens efectuadas pelo chapa e das condições da estrada.

 Se viajam com o seu próprio carro, há dois caminhos que podem ser seguidos (ver Mapas na cima da página):

Via METUGE (Atravessa os pontos A, B, C, D no mapa Via Metuge): Este é o caminho mais curto que normalmente recomendamos durante a estação seca (aproximadamente 125 km, cobertos em 2h50/3h). Saindo de Pemba, continue na estrada principal até chegar a um cruzamento onde uma placa de trânsito indica Metuge. Aí, vire à direita seguindo pela estrada de terra e continue em direcção de Quissanga. Você vai passar por Metuge e Mahate (ponto B no mapa).

 Uma vez em Quissanga (ponto C no Mapa) na cima da colina encontrerá um sinal de trânsito indicando Tandanhangue à esquerda (Ponto D no Mapa) esquerda. Siga a estrada até chegar ao fundo da baía (são mais ou menos 10 minutos).

Via BILIBIZA (Atravessa os pontos A, F, B, C, D, E no mapa via Bilibiza): Esta estrada está em melhores condições do que a estrada de Metuge, mas o caminho é muito mais longo (mais ou menso 250 km, cobertos em 4h30/5h). Recomendamos pegar este caminho durante a estação chuvosa, por causa das condições das estradas precarias via Metuge durante esta época do ano. Saindo de Pemba, continue na estrada principal, até chegar a junção Silva Macua (ponto F no Mapa), que está a mais ou menos a 80 km de Pemba. Vire à direita na direcção de "Mocimboa da Praia" / Mueda. Continue até chegar a aldeia chamada "29 de Outubro" (ponto B no mapa), onde você vai ver um grande cartaz com escrito "ADPP" em letras brancas com um fundo vermelho. Vire à direita na estrada de terra em direção de Bilibiza. Uma vez em Bilibiza continue na mesma estrada, até chegar à vila de Mahate após 30 km (ponto C no mapa). Lá encontrarà uma outra junção. Vire a esquerda em direção de Quissanga (Ponto D no Mapa).

 Uma vez em Quissanga (ponto C no Mapa)na cima da colina encontrerá um sinal de trânsito indicando Tandanhangue à esquerda (Ponto D no Mapa). Siga a estrada até chegar ao fundo da baía (são mais ou menos 10 minutos).

O Miti Miwiri oferece aos seus clientes um serviço de transferência de carro 4x4 a partir de Pemba directamente para a aldeia de Tandanhangue, local de partida de todos os barcos e dhow locais para chegar até à Ilha do Ibo. A duração da viagem é de cerca de 2h30/3h via Metuge e cerca de 4h30/5h via Bilibiza (normalmente o caminho mais comprido via Bilibiza faz-se durante o período das chuvas).
Uma vez em Tandanhangue, haverá o nosso barco esperando para os levar até Ibo (cerca de 45 minutos de viagem), onde finalmente poderão relaxar e disfrutar das suas férias!

 

PREÇO TOTAL DA TRANSFERÊNCIA ATÉ 4 PESSOAS

CARRO + BARCO (PEMBA - IBO ou IBO - PEMBA) = 300 USD

 

 

 

Voar à Ilha do Ibo é sem dúvida o mais fácil e encantador. Desde o céu poderão ver e apreciar a beleza do Arquipélago das Quirimbas. Com a sua variedade de cores, águas turquesa, praias de areia branca e o verde profundo de seus manguezais, parecerá como viver um sonho. Além disso, nos meses de agosto e setembro, também pode ver baleias que vêm das águas frias da Antarctica. O vôo leva 20 minutos e combina a facilidade e o conforto! Embora economicamente mais caro do que qualquer outro meio de transporte, definitivamente vale a pena! Para mais informações, pode contactar directamente os operadores de vôo :

"Coastal Aviation (www.coastal.co.tz)"
CFA Air Charter (www.cfa.co.za)

No entanto, na base ede nossa experiências, aconselhamos entrar em contato com agências de viagens como Kaskazini, que tem um profundo conhecimento do território e os seus limites. O custo será o mesmo que contatar direitamente as companhias aéreas.

Clique na imagem para baixar o PDF
De Pemba ao Ibo

(disponível apenas em Inglês)

 

MitiMiwiri GuiteFromPemba

EnglishFrenchPortugueseSpanishItalian
template-joomspirit