Da Africa do Sul para o Ibo
Viajar da África do Sul para Pemba não é tão difícil como pode parecer. Os sistemas de transporte melhoraram consideravelmente desde que Moçambique abriu suas portas ao turismo. No entanto, deve se lembrar que ainda é um país em fase de desenvolvimento, portanto, não espera encontrar a mesma infra-estrutura que no seu país de origem. Moçambicanos são normalmente gentios e relaxado. Isto algumas vezes pode ser a causa de ataques de estresse em pessoas que estão acostumados a operações rápidas. Lembre-se que está de férias e o ponto principal é de corretamente planejar sua viagem, tendo em consideração a realidade Africana. A regra de ouro é não tentar fazer mais do que o tempo permite.
Por Avião
Existem duas companhias aéreas que ligam Johanesburg e Pemba; SAAIRLINK e LAM.
|
Por transporte próprio
A fim de entrar em Moçambique de carro precisará do registro original e se não é o seu veículo duma carta do proprietário permitindo levar o veículo para Moçambique. Todos os veículos estrangeiros são obrigados a ter seguros protegendo terceiro partidos. Esses seguros estão disponíveis em muitas fronteiras.
De Joanesburgo (Lebombo / Ressano Garcia), pegue a N4 para Nelspruit, segue até chegar à fronteira logo após Komatipoort. A fronteira abre das 06:00 as 19:00 (aberto ocasionalmente 24 horas durante períodos de maior movimento). Do lado moçambicano segue a EN4 por mais 100 km até chegar a Maputo. O trecho da EN4 após a fronteira levando até Maputo tem dois pedágios que podem ser pagos em USD, EUR, CAD ou MZN. A troco será providenciado em Mts.
Do Kruger Park (Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo), siga as indicações durante 95 quilômetros até Giriyondo Border Post. A fronteira abre das 8:00 as 15:00 entre abril e setembro e das 8:00 as 16:00 entre outubro e março. Seja ciente que precisa ter um 4X4 para seguir esse caminho. Ao entrar em Moçambique, será cobrada uma taxa de conservação para a entrada no Parque Nacional do Limpopo. Não precisa ter um seguro contra terceiros, a menos que saia do 'Parque Nacional do Limpopo", no qual caso, pode comprar o seguro no portão de saída do parque de Massingir.
De Maputo leve o tempo que quiser, seguindo todo o caminho para Pemba passando pelos pontos A, B, C, D, E, F no mapa. É possível fazer o percurso todo em 2 dias de condução constante, mas é recomendável parar em alguns dos belos lugares que Moçambique pode oferecer.
|
|
|
|
Por transporte publico
É altamente recomendável obter um visto antes de viajar, os procedimentos de imigração mudaram em janeiro de 2013. Além disso, as empresas de autobus não permitem que embarca para Maputo se não estivere na posse de um visto.
De Joanesburgo pode pegar o Mainliner Intercape para Maputo. Existem partidas de autocarro no período da manhã e à noite para viagens durante a noite. Eles são seguros e confortáveis. Outras operadoras incluem Greyhound, Translux, Panthera azul e Carlos Oliveira Transportes. Recomendamos os novos transportes Carlos Oliveira Transportes que partem de Johanesburg às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, às 07:00 horas. Esta empresa pode fornecer o transporte até Nampula. Este será, obviamente, em várias pernas e implicará, pelo menos, uma parada em Maputo e Beira. Pode contatá-los em +27 725638648 / +27 11 4521771.
De Durban existem ligações de autocarro para Maputo via Big Bend, Suazilândia, três vezes por semana. Estes autocarros passam por Nelspruit e Komatipoort que podem ser outros pontos de partidas. Ademais, aqui também pode optar para Carlos Oliveira Transportes partindo de Durban aos domingos, quartas e sextas-feiras às 07:00 horas. Pode contatá-los em +27 31 3040997 / +27 71 133652.
Além do autocarro da empresa Transportes Carlos Oliveira, há uma série minivans passando pelas principais cidades do país. Se estiver viajando por seus próprios meios e tiver tempo, recomendamos usar esse meio para conhecer o pais entre os pontos A, B, C, D, E, F no mapa.
|
|
|